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O Marketing 4.0 tem se tornado algo essencial na vida de todos que procuram criar uma relação de proximidade e confiança com os seus consumidores. E, no marketing médico, isso não é diferente, os pacientes precisam se sentir confortáveis quando vão em sua clínica. E, a presença digital se tornou algo indispensável para que isso ocorra. Saiba o que é o Marketing 4.0 e como aplicar em sua clínica.
Desde o seu surgimento, lá nos anos 90, a Internet vem promovendo constantes transformações na sociedade. Em razão dos avanços tecnológicos e do surgimento de novos conceitos e ferramentas, várias empresas precisaram se adaptar a essas mudanças para continuar atuando no mercado.
As marcas precisam, cada vez mais, da presença digital para fazer o intermédio entre os seus consumidores. O Marketing se tornou um dos pilares mais afetados por essa constante mudança tecnológica e, diante desse cenário, surge o Marketing 4.0.
Além da presença digital, o conceito do Marketing 4.0 leva em consideração outros aspectos que tem como objetivo deixar as marcas cada vez mais próximas de seus consumidores.
As redes sociais se tornaram um dos principais canais de venda e de divulgação das marcas. Quantos produtos ou serviços você já descobriu apenas pesquisando no Instagram? Ou quantas vezes você nem tinha a intenção de comprar um produto, mas os anúncios nas redes sociais te induziram a realizar a compra?
Nós preparamos um artigo especial para você: saiba o que é o Marketing 4.0 e como aplicar em sua clínica.
O conceito de Marketing 4.0 foi desenvolvido pelo teórico e professor americano Philip Kotler, no livro ‘Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital’, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
A principal ideia defendida pelos escritores no livro é a importância da presença digital das empresas. A obra traça um histórico sobre as transformações do Marketing nos últimos 50 anos, evidenciando suas mudanças, passando pelo tradicional, feito em revistas, anúncios e TV, até chegar no atual momento em que estamos, o marketing digital.
Os autores destacam a existência de três conceitos do marketing antes do surgimento do Marketing 4.0:
Essa primeira etapa surgiu durante a Revolução Industrial e é caracterizada pela produção em massa. Nesse período, não existia uma preocupação por parte das empresas em produzir de forma personalizada, atendendo gostos e públicos específicos. Os produtos eram todos padronizados e produzidos em grande escala.
Já no Marketing 2.0, as empresas começaram a ter uma preocupação maior em relação aos consumidores. Com a consolidação e forte presença dos veículos de comunicação na vida das pessoas, em especial a televisão, as marcas sentiram a necessidade de diferenciar os seus produtos e serviços devido ao crescente número de concorrentes.
A partir disso, as marcas passaram a criar uma identidade para com os seus clientes, de forma a fidelizá-los e atendê-los de forma mais personalizada. O consumidor passa a ser entendido como um ser humano que possui valores, crenças e culturas. Dessa forma, as marcas começam a tratá-los como únicos.
Nesse estágio, além da preocupação em trazer uma experiência mais personalizada, o principal foco é levar em consideração as preocupações sociais e os valores dos clientes, como questões de sustentabilidade, diversidade e inclusão.
A principal característica do novo marketing é a tecnologia como principal meio de conexão entre marcas e pessoas.
As empresas precisam criar estratégias que as aproximem do seu público, oferecendo, cada vez mais, um serviço personalizado. E a internet é a maior aliada nesse processo.
Em meio a uma sociedade imediatista e conectada, o principal objetivo do Marketing 4.0 é captar a atenção das pessoas rapidamente, mas de uma forma mais humanizada. Para isso, é preciso entender e conhecer os seus desejos e suas dores.
Dentro desse contexto, criar estratégias utilizando ferramentas digitais como e-mail marketing, Google Ads, redes sociais e muitas outras, se tornou algo essencial no marketing. Mas, além disso, as empresas precisam conhecer a fundo o comportamento dos clientes, para que seja possível conquistar sua atenção, além de criar uma relação de proximidade e confiança.
No Marketing 4.0, o modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é adaptado para um novo conceito, chamado de 5As:
Além de fazer com que as empresas fiquem cada vez mais próximas de seus clientes, o novo marketing é caracterizado por fidelizar a imagem da marca entre os consumidores, fazendo com que, além de comprar os produtos, eles passem a defender a empresa.
Antes de tudo, precisamos reforçar que as estratégias de marketing digital para médicos são diferentes das utilizadas pelo marketing das demais áreas. Isso porque existem determinações do Conselho Nacional de Medicina que exigem uma conduta ética para aplicar o marketing médico.
As redes sociais e as ferramentas digitais são recursos essenciais e devem ser utilizadas pelos médicos e suas clínicas para o desenvolvimento de estratégias de marketing. Além disso, é preciso entender e demonstrar interesse nas dores e necessidades dos pacientes.
A presença digital é algo indispensável para as clínicas, já que, por meio dela, os médicos criam uma proximidade maior com os seus pacientes. As redes sociais atuam como um intermédio entre você e seu paciente, de forma a construir uma relação horizontal.
Por isso, você precisa demonstrar autoridade e conhecimento dos seus tratamentos, equipamentos e novidades. Para que assim, em uma eventual conversa com os amigos, se o assunto for sobre a sua especialidade, o seu paciente vai lembrar de você e vai te recomendar.
Saiba como aplicar o Marketing 4.0 na sua clínica:
– Construa relações horizontais com seus pacientes para gerar proximidade e confiança;
– Entenda e conheça os seus desejos e dores;
– Aplique o Marketing de Conteúdo para conquistar atenção;
– Esteja presente nas redes sociais.
Dessa forma, é importante nos mantermos sempre atualizados e por dentro de todas as mudanças e novidades trazidas pela internet e pelas redes sociais. A presença digital é algo fundamental e indispensável para todos que visam trazer uma ótima experiência para os seus pacientes.
Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre a importância do Marketing 4.0 para médicos, entre em contato com a nossa agência.
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